As manifestações tomavam conta do coração da cidade a Av. Frei Serafim, foi de muitas lutas. Em muitos momentos a juventude ocupava focos diferenciados e estratégicos e inesgotáveis manifestações que duravam o dia todo. Foi assim todos os dias, segunda, terça, quarta, quinta e sexta, a juventude esta disposta a fazer barricada contra a exploração descarada da máfia Prefeitura/SETUT. Ao amanhecer, toda a burguesia já podia sentir a indignação da juventude nos bolsos, as barricadas impediam que carros e ônibus transitassem, assim trabalhadores não chegavam, ou patrões foram obrigados a decretar folga forçada.

Para a mídia hegemônica a criminalização era a pauta do dia, era tratar este movimento legítimo como uma baderna de jovens vândalos, arruaceiros vagabundos. Sempre culpando os manifestantes pelo caos instaurado na cidade, acusando-os de cercear o direito de ir e vir. Quando estes não faziam mais do que reagir ao abuso de poder cometido pela grande violadora de direitos do cidadão, a prefeitura, que com o aumento excessivo impedia o povo de exercer seu direito de ocupar os espaços urbanos com dignidade.
Muito foi dito dos "excessos" cometidos por parte da juventude. A burguesia clamava apavorada pelo encerramento deste clima fervoroso de "terror". Mas nada poderia conter o sol escaldante e o calor nas mente e corações inquietos sedentos de água e mais ainda de justiça. Estranhamente não fizeram uma súplica ao prefeito que tinha o poder de impedir que os acontecimentos tomassem as proporções alcançadas. Ele sim é o grande terrorista que foi omisso e permitiu a radicalização. Afinal, situações extremas pedem medidas e extremas. Que foram tomadas não por rebeldia juvenil, sadismo, por fúria impensada ou distúrbio hormonal, mas sim por necessidade.

Mas o povo oprimido que cansou de ser espremido pelas engrenagens de um sistema sórdido e falido não se deixou enganar e nas ruas apoiou a luta dos estudantes. A organização contra o aumento da passagem já vem se fortalecendo a três meses em Teresina, conseguimos congelar o preço da passagem por pelo menos um mês, e agora conseguimos baixar o preço da tarifa. O que parecia impossível transbordou em realidade, concreta na Praça da Liberdade, onde culminou a grande comemoração. Como disse Pablo Neruda "É proibido não transformar sonhos em realidade", mesmo que o spray de pimenta arda em nossos olhos, mesmo a cavalaria nos imponha medo, mesmo que a cada quarteirão tenham homens do estado armados até os dentes. Independente e livre o povo teresinense mostrou que está preparado para enfrentar essa e todas as lutas contra opressão e em prol da cidadania plena.

Fonte:http://www.midiaindependente.org/pt/blue/