domingo, 13 de novembro de 2011

“O veneno está na mesa” da UFRPE

Nas belas palavras de Silvio Tendler,foi aberta a exibição do documentário “O veneno está na mesa” no salão nobre da UFRPE na Quinta, 20 de outubro: Como cineasta, Fico feliz pela importância do filme e como cidadão, triste, porque em pleno século XXI termos que denunciarmos o genocídio de humanos vitimas da ganância e juntos com o assassinato do sistema aqüífero, de plantas, animais e tudo o mais que exista na terra. Repito, exclusivamente pela ganância, porque não existe outra razão que explique o uso do veneno como ração cotidiana em nossas vidas.

Infelizmente Silvio Tendler não pode comparecer, mas mandou energias positivas. O debate foi traçado depois da exibição do documentário pelos fortes argumentos do professor e pesquisador Francisco Roberto Caporal, do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC), da agricultora Enilda da Silva Melo, Presidenta da Associação das Agricultoras e Agricultores do Assentamento Chico Mendes III - São Lourenço da Mata/PE, do coordenador do MST Jaime Amorim , várias famílias de agricultores do Assentamento Chico Mendes III e estudantes e professores da UFRPE.

A emoção tomou conta dos participantes quando os agricultores e agricultoras do Assentamento Chico Mendes III foram convidados a se levantar para serem saudados com palmas, pois estas mulheres e homens ousam construir uma nova realidade através da transição agroecológica no assentamento onde vivem. E na palavra de ordem "Che, Zumbi e Antonio Conselheiro na luta por justiça somos todos companheiros" esses camponeses mandaram um recado claro à oligarquia rural pernambucana naquela bela noite de quinta.



-
(Debatedores)

(Debatedores)

(Agricultoras e Agricultores do Assentamento Chico Mendes III)


(Participantes do evento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...