domingo, 13 de novembro de 2011

II Estágio Interdisciplinar de Vivência da Paraíba



O Estágio Interdisciplinar de Vivência representa um importante instrumento pedagógico que possibilita, aos/às estudantes de todas as áreas do conhecimento, vivenciar e compreender a realidade do povo brasileiro, a luta pela terra, a luta pelo emprego, a luta pela sobrevivência, pelo reconhecimento do saber popular e a distância que as universidades se colocam para essas questões. Através da prática e da compreensão da Educação Popular o EIV busca possibilitar aos/as estagiários/as a aproximação das demandas sociais e daqueles que podem e devem ser protagonistas da sua própria história.

A universidade oferece muitas propostas de formação profissional que não prestam a devida atenção às demandas e carências dos grupos sociais que situam-se em posição marginalizada na sociedade. Assim, com o EIV tem-se a perspectiva de despertar a consciência crítica dos estudantes, provocar o questionamento quanto às ações da universidade, à formação recebida pelos estudantes e à estrutura da sociedade, bem como, apresentar as ferramentas e organizações de luta construídas historicamente pela classe trabalhadora e pelos estudantes, possibilitando um engajamento para a transformação social.

O mesmo está sendo construído a partir das experiências históricas, desde a década de 80, de Estágios de Vivência na Paraíba, somados a outras experiências de Estágios de Vivências em outros estados. Seria interessante citar um quadro de propostas de estágios de vivência construídos e pelos quais passaram muitas pessoas que hoje se encontram como docentes, militantes sociais e trabalhadores engajados: Estágios de Vivência em Comunidades (EVCs, que estariam em sua 25ª edição), Estágios de Vivência Em Defesa da Vida (EDVs), Estágios Nacionais de Extensão em Comunidades (ENECs), Jornadas de Extensão Universitária (JORNEXUs), Estágio Nacional de Vivência em Extensão Popular (ENVEPOP) e o I Estágio Interdisciplinar de Vivência da Paraíba (EIV-PB). Em 2012, com ótimas perspectivas, caminhamos rumo ao II EIV-PB, instados a um convite animado e solidário aos companheiros da Paraíba e de todo o país.

O estágio se divide em três fases:

1 Preparação (pré-vivência): com a qual objetiva-se o aprofundamento teórico de temas que pretendem subsidiar os/as estagiários/as para uma melhor compreensão da realidade que irão vivenciar.

2.Vivência: Constitui a fase em que ocorre a interação entre o estagiário/a e as famílias, onde o mesmo passa a conhecer os processos organizativo, político, produtivo, social e cultural dos Movimentos Sociais Populares.

3. Avaliação e Sitematização (pós-viência): fase reservada para a socialização das experiências individuais, aprofundamento dos temas abordados na preparação e avaliação da experiência do estágio, debate em torno das lutas atuais e as ferramentas para construção das mesmas.

Mais informações e vários outros materiais podem ser encontrados neste site. Tirem suas dúvidas por aqui e não deixem de assistir aos vídeos produzidos sobre os estágios de vivência. Os links específicos sobre inscrições, explicações e últimas notícias encontram-se na coluna da esquerda.

3 comentários:

  1. Olá meu nome é Ágatha Maria, sou bióloga, trabalho com agrofloresta e adoraria saber como participar?
    Grata.

    ResponderExcluir
  2. Ágatha, vc pode participar se inscrevendo pelo blog do EIV PB http://estagiodevivencia.wordpress.com/, enviando a ficha de inscrição para o email eivparaibano@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...