quarta-feira, 17 de agosto de 2011

OEA ordena intervenção em prisão de PE

Organizações sociais denunciam que presos portadores de graves problemas de saúde ou doenças contagiosas não recebem assistência médica


Jorge Américo,

de São Paulo, da Radioagencia NP


O governo brasileiro deve adotar medidas cautelares que protejam a vida, integridade pessoal e a saúde dos detentos no Presídio Professor Aníbal Bruno, em Recife (PE). A determinação é da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), que estabeleceu um prazo de duas semanas para o cumprimento por parte do Estado.

Atualmente, 4,8 mil pessoas cumprem pena no presídio. A população carcerária equivale a três vezes mais que a capacidade de lotação da unidade, que é de 1,5 mil vagas. Desde 2008 ocorreram ao menos 52 mortes violentas no local.

O pedido da OEA responde a uma solicitação de organizações sociais como a Pastoral Carcerária, que identificaram um elevado número de presos portadores de graves problemas de saúde ou doenças contagiosas que não recebiam assistência médica.

Ainda segundo a denúncia, a segurança e o controle internos são feitos por presos que, supostamente, pertenciam a grupos de extermínio em Pernambuco. O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e da China. Ao todo, são 490 mil presos.

Fonte:http://brasildefato.com.br/node/7142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...