quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Confrontos deixam um morto e 525 presos na Inglaterra


Violência se intensificou nesta madrugada, atingindo áreas no centro de Londres e em outras cidades do país

09/08/2011







A polícia britânica confirmou, na manhã desta terça-feira (09), a morte de um jovem de 26 anos, baleado durante os confrontos de segunda-feira (08) à noite em Croydon, subúrbio do sul de Londres.

Ele foi a primeira vítima fatal da violência que explodiu na capital britânica há três dias e se intensificou na madrugada desta terça-feira (09), atingindo áreas no centro de Londres, além de outras cidades do país.

Grupos de jovens mascarados destruíram lojas e restaurantes e atearam fogo em carros, pontos de ônibus e até em delegacias de Londres, Birmingham, Liverpool e Manchester. Incêndios atingiram prédios em vários bairros da capital, inclusive na região central. Autoridades isolaram diversas áreas e retiraram os moradores dos locais mais ameaçados pelo fogo.

O estopim da violência foi a morte de Mark Duggande, 29 anos, morto depois de ser abordado em um táxi por uma unidade que investiga crimes com armas de fogo no bairro de Tottenham. Duggan era pai de quatro filhos e popular na comunidade.

De acordo com a Polícia Metropolitana de Londres (conhecida como Scotland Yard), nos últimos três dias pelo menos 525 pessoas foram presas. Cerca de 1,7 mil policiais foram convocados para reforçar o policiamento nas ruas.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o prefeito de Londres, Boris Johnson, encurtaram as férias e voltaram rapidamente para o país. Em pronunciamento, Cameron condenou os distúrbios e afirmou que os responsáveis pelos ataques "vão sentir a força da lei". "Se vocês têm idade suficiente para cometer esses crimes, têm idade suficiente para enfrentar as punições", disse Cameron.

Para combater a crise, o primeiro-ministro anunciou uma série de medidas, entre elas a suspensão de férias e folgas de policiais, o aumento do número de oficiais nas ruas de 6 mil para 16 mil e a reconvocação do Parlamento, que está em recesso. Uma reunião extraordinária está marcada para quinta-feira (11).

Cameron manifestou ainda sua "solidariedade" com as pessoas inocentes cujas casas ficaram destruídas com os ataques e porque "vivem com medo dessas terríveis cenas" que veem nas ruas do país.

Segundo o portal Esquerda.net, os jovens que organizam as ações prometem levar os protestos para outras cidades. A comunicação entre eles tem se dado por meio do aparelho smartphone da marca BlackBerry, que permite a troca gratuita de mensagens de texto entre seus usuários e não deixa rastros.
 

(Com informações de agências)


Fotos: Nico Hogg/CC e Mark L/CC 

Fonte:http://www.brasildefato.com.br/node/7086

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...