domingo, 16 de janeiro de 2011

Revo CuLtura é Permacultura tambem.



PERMACULTURA

A palavra criada Por Bil Molison anos 70, para descrever sistema integrado de espécies animais e vegetais perenes ou que se perpetuam naturalmente e são úteis aos seres humanos.
A visão da permacultura de uma agricultura permanente ou sustentável evoluiu para uma visão de uma cultura permanente sustentável.De forma mais precisa, a permacultura é o uso do pensamento sistêmico. Para tanto deve-se reunir as diversas idéias, habilidades e modos de vida os quais devem ser reinventados e desenvolvidos com o objetivo de tornar capazes de prover nossas próprias necessidades e aumentar os recursos naturais para as futuras gerações.

Design

A Permacultura não se resume apenas a paisagem, ou mesmo a técnicas de agricultura orgânica, ou as formas de produção sustentáveis, as construções eficientes quanto ao uso da energia, ou ao desenvolvimento das eco-vilas, pode ser usada para projetar, criar, administrar e aprimorar, esforços feitos por famílias e comunidades em busca de um futuro sustentável. Focaliza o manejo da natureza e da terra não apenas como uma fonte mas também como uma aplicação de princípios éticos e de desing.O caminho evolutivo em espiral, iniciando com ética e princípios, sugere o entrelaçamento desses domínios, inicialmente no nível pessoal e local, evoluído posteriormente para o nível coletivo e global.

Rede

A permacultura é também uma rede de pessoas e grupos difundindo as soluções de design propostas em países ricos e pobres de todos os continentes.
 Alguns Impedimentos
Uma cultura reducionista científica predominante que é cuidadosa, se não hostil, a métodos holísticos de pesquisa.- A cultura dominante do consumismo, impulsionada por medidas econômicas equivocadas e de bem-estar e progresso.- Elites políticas, econômicas e sociais (globais e Locais) que correm o risco de perder influencia e poder no caso de adoção de autonomia e autoconfiança locais.- Falha dos mercados globais em transmitir os sinais sobre o esgotamento dos recursos naturais e a degradação ambiental, isolou os consumidores da necessidade de desenvolvimento de estilos de vida mais auto-suficientes
No Contexto de ajudar na transição do consumismo ignorante para a produção responsável, a permacultura se apóia na persistência de uma cultura de autoconfiança e de valores comunitários, e na preservação de uma série de habilidades tanto conceitueis como práticas.
A permacultura tem sido mais efetiva no pioneirismo do que vem sendo chamado de “consumismo sustentável” a produção de alimentos e outros recursos de forma sustentável.
A permacultura é uma estrutura conceitual para o desenvolvimento sustentável que tem suas raízes na ciência ecológica e no pensamento sistêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...