terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Higienização Politica

Está ai mais um projeto da prefeitura para o Recife Antigo
Este video está circulando pela internet como projeto para um "novo" Recife Antigo.

 
Ouvi muitos comentários dizendo que seria uma melhoria para o Recife e acho que realmente será. Mas será que essa obra está restrita ao Marco Zero? Ou é mais uma etapa do que vem acontecendo com o Bairro do Recife?
Será que nesse novo Antigo vai ter espaço para os ensaios do maracatu?
Tomara que eles simplesmente não sejam tachados de "desordem pública".Tem também o Sambão na Confraria do Samba.
Bom, tinha, já fecharam.
Assim como na subsequência poderá ocorrer o mesmo com o bar do Reggae e outros similares.
Sem contar todos os vendedores ambulantes que provavelmente não poderão comercializar por lá.
Espero que não transforme o Antigo num lugar muito Novo, para a classe burguesa beber whisky importado.
Por que se isso acontecer acho que aqueles 4 reais que os habitantes desse espaço levavam para ingerir aquele vinho, tão estimado, ou mesmo os grandes recipientes de cerveja vulgarmente conhecidos como "latão", no cara do isopor, mal vai dar para pagar o estacionamento em algum edifício garagem que está por vir, até porque eu não vi nesse Novo Antigo os flanelinhas que guardam o carro.
Esta é a copa de 2014 trazendo as melhorias pro estado.

Existem mais verdades por traz das verdades do governo do estado.

3 comentários:

  1. "Espero que não transforme o Antigo num lugar muito Novo, para a classe burguesa beber whisky importado. "

    bem, o lugar chamado de "recife antigo" foi idealizado pros ricos lá no periodo colonial, seria um espaço p alta burguesia usurfruir de uma zona portuária (exotica), boêmia, mas de "classe".. alto nivel. Mas o recife antigo mesmo é o bairro do sao josé e adjacências.

    o q rolou nesse periodo é q com a valorização, o antigo ficou um pouco perigoso (os chera-cola e noiados s.a. já tocavam o terror nos playboy, rs) e acabou se esvaziando (ficou fora de moda).

    esse desinteresse dos burgueses pelo antigo gerou uma circulação maior de populares no lugar... varios movimentos populares se apropiando do espaço.

    ai sim, a partir dessa mudança de público é q se contruiu a ideia q temos ate hj, q o recife antigo é povão.

    essa onda do governo é extremamente retrógrada, remete diretamente a essa fase do periodo colonial... elitizando um espaço difundidamente popular só por modismo.

    reformas tem q haver sim, renovações de varios espaços, criação de tantos outros, mas para o publico que mantem o antigo vivo.. o q a gente pode fazer é frequentar o lugar como a gente já vem usurfruindo, tocando nas ruas, enxendo a cara nas esquinas, nos barzinho lpz, sacando o maracatu, arrudiando e sacando o movimento fluir.

    paga pau de burguês passa mal! UOHAUOHA

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. aiaiai, é a gentrificaçao chegando.
    ela ta chegando com tudo por conta da copa de 2014 e das olimpiadas de 2016, no entanto maquiavelica que é nem existe ainda nos dicionarios de lingua portuguesa.

    as grandes metropoles europeias em especial passaram por esse processo de gentrificacao que basicamente visa o enobrecimento urbano. como pegar um espaço que estava esquecido pela elite economica (exemplo: recife antigo) e depois readapata-lo as necessidades dessa classe social. leia-se investir em segurança, controle, comercio, velocidade...

    nao é so esse novo porto que é uma merda nao, ha tambem o projeto que a moura dubeux ja comecou a construir no cais de santa estelita. todas aquelas casinhas coloridas serao destruidas para construcao de predios do porte das torres gemeas, alguns residenciais e outros so comerciais. no entanto o estado disse que isso poderia causar um problema no transito. problema de esgoto a gente esquece, problema de ventilacao a gente esquece tambem, de arquitetura idem... mas segundo a prefeitura a moura dubeux CEDEU/DOOU/PRESENTEOU o povo liberando uma parte do terreno pra construir uma rua que teoricamente ajudara a reduzir o caos no transito que eles mesmos vao gerar.

    até 2014 muitas ondas virao e precisamos nos organizar e estarmos fortes para enfrenta-las. a cidade vai ser um tema abordado incessantemente, as metas que o brasil deve alcançar para que ele continue com uma imagem bonita na comunidade internacional sao quase impossiveis. mas o estado nao hesitara em fazer o impossivel (como invadir as favelas no rj) para atingir suas metas.

    organizemos a resistencia! a barricada so tem dois lados.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. "mas o estado nao hesitara em fazer o impossivel (como invadir as favelas no rj) para atingir suas metas.

    organizemos a resistencia! a barricada so tem dois lados."

    CONCERTEZA!

    e desconsiderando a melhoria. Acho q ela é só uma parte do q está pra acontecer. Se vc perceber a rua da moeda está sendo cercada. Porto digital a direita, A rua do Bom Jesus ja foi totalmente elitizada, agora esse Novo Porto ai. Acho q a rua da moeda não vai ficar imune, muitos bares ja começarama fechar e tantos outros ja começaram a abrir, acho q é só uma questão de tempo. Até pq as ruas ja estão sendo reconstruidas. Oq me dá mais medo é pensar pra onde todos esses desempregados irão dps dessa Higienização, por que existe uma possibilidade muito grande de eles permanecerem no mesmo lugar, agora fazendo oq? ai vc é só exercitar a sua mente pra saber oq essa gente vai fazer pra poder comer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...