Numa manha de céu azul na cidade do recife, e com o caos dos engarrafamentos rotineiros, se deu inicio no bosque sagrado da UFRPE, no Campos de Dois Irmãos ,o REVOCULTURA. Os participantes foram chegando aos poucos e logo realizando alguma atividade, pegando lenha para fogueira, limpando o ambiente e ornamentando o bosque com poesias, máscaras e intervenções artísticas.
As oficinas foram sendo oferecidas de forma livre logo pela parte da manhã e se intensificando pela parte da tarde. Foram oferecidas oficinas de máscara, vazados, tingimento de camisas, confecção de cestas de náilon e pintura a tinta óleo. O almoço vegetariano, feito por estudantes da rural, foi servido às 13 horas, sendo cobrada uma taxa de 2 reais,mas nem todos contribuíram. Após o almoço, a grande maioria dos participantes do Revocultura formaram um grande círculo em que pandeiros e cavaquinhos tornaram-se presentes através das canções que embalaram conversas e descanso dos que estavam aproveitando o Bosque.
Infelizmente, a proposta inicial de realizar o CINELIVRE no bosque não foi efetivada, gerando um esvaziamento desta atividade na sala de aula. O sarau, realizado a noite, foi relativamente tímido,pois, muitos dos participantes do festival tiveram que assistir aula. Fazendo uma análise do evento, o saldo do festival foi positivo. Assim, servirá como primeiro passo para que o nosso Bosque,que já é visto como um ambiente de socialização, seja preservado; e para uma impulsionar uma futura intervenção na ocupação do Trianon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário