quinta-feira, 12 de julho de 2012

Palestra de Vladimir Safatle + Lançamento de "OCCUPY" (Boitempo Editorial, 2012)

 

Como parte da programação paralela à exposição O Legado da Coruja, do projeto POLÍTICA DA ARTE, em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro, convidamos para a palestra de Vladimir Safatle, professor do Departamento de Filosofia da USP, a se realizar nesta quinta-feira, 12 de julho, às 19hs, na Sala Aloísio Magalhães.

Os desafios que a crise atual do capitalismo coloca para o pensamento de esquerda, é o tema da palestra, em que se destacará o papel dos diversos movimentos de contestação que têm surgido em partes diversas do mundo, como os indignados na Espanha e o Occupy Wall Street, em Nova York.Na ocasião ocorrerá o lançamento do livro "OCCUPY: movimentos de protesto que tomaram as ruas", da editora Boitempo, que reúne artigos do próprio Vladimir Safatle, Emir Sader, David Harvey entre outros.

Sobre o Palestrante

Vladimir Safatle é Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP). É autor de A paixão do negativo: Lacan e a dialética (Unesp, 2006), Lacan (Publifolha, 2007), Cinismo e falência da crítica (Boitempo, 2008), A esquerda que não teme dizer seu nome (Três Estrelas, 2012) e Grande Hotel Abismo (Martins Fontes, 2012), além de co-organizador de O que resta da ditadura (Boitempo, 2010) e co-autor de Occupy (Boitempo, 2012).

Sobre "O legado da Coruja"

Série feita para a televisão em 1989, inédita no Brasil. Em 13 episódios sobre conceitos surgidos na Grécia Antiga, Chris Marker demonstra a importância da cultura daquele país para as ideias de Ocidente e de Europa. Por meio de documentação e debates, o trabalho de Chris Marker é aqui apresentado no contexto do que ocorre na Europa hoje, em que a Grécia tem sido culpabilizada pela crise da Zona do Euro e forçada a adotar políticas de “austeridade” – desmontando políticas de amparo social – para que siga fazendo parte dessa comunidade.

Serviço

Paletra Vladimir Safatle
+ lançamento do livro OCCUPY da editora Boitempo, vários autores.
12 de julho, próxima quinta-feira, às 19hs
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte
Sala Aloísio Magalhães
Rua Henrique Dias, 609 - Derby
Recife PE


Visitação da Exposição
Terça a domingo, das 14h30 às 20h, até o dia 2 de setembro de 2012.


A entrada à palestra de Vladimir Safatle é franqueada ao público, observado o limite de ocupação da sala em 100 lugares. Sugere-se aos interessados, portanto, que busquem chegar cedo ao local do evento.

Informações: 81 30736692 - 30736691 | www.fundaj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...