segunda-feira, 2 de abril de 2012

Protesto Ditadura Nunca Mais (Antônio Henrique Pereira Neto)


 No dia 31 de março completa-se 48 anos do golpe militar brasileiro. Os militares estão se reunindo nacionalmente para comemorar. “É pra rir ou pra chorar?” VAMOS NOS MOVIMENTAR! Em 03 de abril (terça) faremos um ato unificado junto a APAP (Associação Pernambucana dos Anistiados Políticos) e juventude estudantil. VENHA CONOSCO! Vamos construir essa onda juntos!

Concentração às 15h,em frente ao CAC (Centro de Artes e Comunicação) UFPE

Tragam poesias, músicas, instrumentos, tintas, criatividade, indignação e vontade de lutar!

Contato:contraatortura@gmail.com

* O padre Antônio Henrique Pereira Neto
28/10/1940 - 27/05/1969

No início do ano de 1969, dom Helder lançou um programa de evangelização popular, e o Padre Henrique foi um dos integrantes da equipe que preparou a Semana de Evangelização Popular e, logo depois, começou a receber telefonemas ameaçadores do Comando de Caça aos Comunistas (CCC). As ameaças não demoraram a se concretizar. Na noite do dia 26 de maio, Padre Henrique participou de uma reunião de jovens em Parnamirim. Na saída, recusou duas caronas e foi visto entrando numa Rural Branca e Verde. E, na manhã seguinte, dia 27 de maio de 1969, foi encontrado sem vida na Comunidade do Engenho do Meio, próximo à Cidade Universitária, Recife; seu cadáver estava muito machucado, com ferimentos graves, enforcado, e a cabeça varada por balas.

O enterro, no dia seguinte, foi a primeira manifestação de massa contra a ditadura após o golpe. O cortejo saiu da Igreja do Espinheiro para o Cemitério da Várzea. Reuniu 20 mil pessoas. No cruzamento da Rua Conde de Irajá com a Rua Visconde de Albuquerque, um forte aparato policial. A massa cantava: “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo Irmão”. Um impasse. Os padres colocaram o caixão no chão e todos se sentaram. A repressão deixou o cortejo seguir, mas tomou as faixas, entre as quais a que era conduzida por Umberto Câmara Neto, líder estudantil, que dizia: “A DITADURA MILITAR MATOU O PADRE HENRIQUE”.

2 comentários:

  1. Que debate idiota. Só vi raiva, cegueira e imparcialidade. Estamos numa democracia seus garotos mimados e irresponsáveis. Se adultos, ainda pior. Pensem: esses velhinhos que sofreram violência nada tem a ver com aludidos torturadores. Só porque são militares. São servidores honrados de estado. O Exército fez muito pelo Brasil. E vocês o que fazem? Para defender uma ideologia que causou milhares de mortes no mundo tudo pode? O muro de Berlim caiu há muito tempo. Acordem!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKk
    muito boa a piada!
    hey Hitler!
    OUAHouaHuoah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...