segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Construção de um projeto de pré-vestibular no Coque.



• O primeiro ponto de pauta foi qual seria A PROPOSTA POLÌTICO-PEDAGÓGICA DO PROJETO. Discutimos até que ponto as aulas seriam voltadas pro ENEM, pro vestibular, ou pra uma formação humana/política. Foi acordado que SEGUIRÍAMOS O PROGRAMA DO ENEM, mas sem nos prendermos tanto a ele e tentando adaptá-lo a uma vibe de formação humana – o que não deixa de ser a (tentativa de) proposta do próprio ENEM.

• Conversamos sobre o LOCAL DO PRÉ-VESTIBULAR, e Helps disse que é limpeza ser no NEIMFA, um espaço dentro do Coque onde já rola várias atividades do Coque Vive. Em relação às salas disponíveis, ao horário, e a outros detalhes como um lanche para os alunos, ficamos de conversar numa reunião na semana que vem. A PRINCÍPIO, HELPS MARCOU NA PRÓXIMA SEXTA, ÀS 15H, LÁ NO NEIMFA. TODOS PODEM?


• Pela disponibilidade dos que estavam presentes na reunião, concluímos que o melhor horário pra rolar as aulas é no turno da tarde. Alguém não pode ou não concorda? Além disso, também discutimos que temos que ter 4h de aula por dia, pois são, ao todo, 12 matérias a serem dadas. O HORÁRIO, PORTANTO, SERIA DAS 14H ÀS 18H, ALÉM DO SÁBADO (PELA MANHÃ OU À TARDE?)

• Seguem as matérias com os tempos que estimamos pra elas por semana e seus respectivos professores – ainda falta confirmar alguns. QUEM NÃO FOI À REUNIÃO, POR FAVOR, DIGA AE SE PODERÁ DAR AULA DE ALGUMA MATÉRIA:

Português, Literatura e Redação (3h) –
Matemática (3h) -
Física (2h) –
Química (2h) –
Espanhol (1h) –
Sociologia (1h:30) –
Filosofia (1h:30) –
História (3h) –
Geografia (2h) -
Biologia (2h)–

Lembrando que ESTAMOS PRECISANDO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA, QUÍMICA, FÍSICA, MATEMÁTICA E BIOLOGIA. Vamos, cada um, tentar pensar em alguém que conhecemos e que pode topar.

• Além das matérias normais de um pré-vestibular, concordamos que seria massa ter também AULAS COM DEBATES/CONVIVÊNCIA/ALGUMACOISA. Seriam aulas mais dinâmicas e interdisciplinares.

• Também pensamos na possibilidade de haver um APOIO EDUCACIONAL, com o PESSOAL DE PSICOLOGIA. Aí entraria a coleguinha Luiza, que poderia fazer atendimentos individuais e também interferência em algumas aulas ou nos horários destinados à convivência/debate.

• Discutimos sobre a importância de HAVER UMA COORDENAÇÃO para rodar as fichas, ser elo entre os professores, e entre os alunos e os professores. Helps, Alana e Diego se disponibilizaram a ficar nesse apoio.

• Concordamos que é necessário que o pré-vestibular tenha algum FINANCIAMENTO, principalmente para a produção do material didático. Pensamos em inscrever o projeto em um EDITAL DA PROEXT que, como Helps já pesquisou, está aberto ATÉ DIA 10 DE MARÇO. QUEM SE PROPÕE A AJUDAR A ESCREVER O PROJETO ATÉ ESSA DATA?

• Concordamos em planejar as aulas em torno de TEMÁTICAS MENSAIS. Em cada mês focaríamos em um tema, como gênero, amor, consumo, mídia, ou sei lá o quê. E aí haveria uma ligação mínima entre as matérias, uma sequência didática massa, além de nos aprofundarmos em temas importantes pra questão da formação humana/política.

• Acordamos que é necessário que façamos REUNIÕES MENSAIS para discussão sobre o andamento do projeto, o perfil dos alunos, a próxima temática mensal, etc. Além disso, também concordamos ser válido, durante cada reunião, DISCUTIR TAMBÉM ALGUM PONTO DE TEORIA DA EDUCAÇÃO/METODOLOGIA, para sempre estarmos questionando nossas práticas e sacando mais de educação, já que alguns não são da área.

• Em relação à GRADE DE HORÁRIOS, Alana pegou o email de todos os presentes na reunião (QUEM NÃO ESTAVA, DIZ O E-MAIL POR AQUI) e ficou de saber a disponibilidade de cada um para que a gente já tenha uma proposta inicial do horário da galeres.

• Pensamos na importância de fazer uma SONDAGEM PARA SABERMOS O NÍVEL DOS ALUNOS. Concordamos que o melhor seria fazer uma avaliação não nos moldes de uma prova, mas de uma PROPOSTA DE TEXTO QUE OS ALUNOS FALEM DE SI ENQUANTO SUJEITOS. Nesse caso, antes de propor a produção do texto, também nos apresentaríamos e nos exporíamos nossas fofuras e bads.

• Concordamos que daria pras AULAS COMEÇAREM NO MEIO DE MARÇO.

• Para DIVULGAR o projeto, pensamos EM PASSAR NAS ESCOLAS DO COQUE (nas turmas de 3ºano). Mas conversaremos melhor sobre isso depois da reunião no Neimfa.

Um comentário:

  1. Sou aluna do curso de ciências biológicas licenciatura.Tenho disponibilidade aos sábados pela manhã,posso ajudar neste período nem que seja para resolução de exercícios.ppfidelis@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...