quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Atenas: Operação policial contra o Centro Social e Cultural de Vyronas (Labidona)

No dia 28 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Vyronas (no nordeste de Atenas), Nikos Chardalias, ordenou o encerramento do novo Centro Social e Cultural do bairro. Desde então, a área está sob vigilância da polícia municipal, 24 horas por dia.

A iniciativa para a criação do Centro Social e Cultural de Vyronas, surgiu no início de outubro, a fim de transformar o espaço abandonado “Labidona”- que no passado estava a servir del cafeteria, integrada num parque municipa, localizada no Agia Triada – num espaço social de solidariedade, livre expressão e criatividade. Durante este mês, funcionaram vários projetos r como oficinas de arte para crianças, cozinhas coletivas, concertos e debates, nesta nova Okupa popular.
Crianças pintam na Labidona, 1 de Outubro, 2011

É óbvio que as autoridades locais não querem que o espaço de “Labidona” continue a ser um espaço livre que sirva as necessidades dos moradores do bairro. Em vez disso o presidente da Câmara e sua gangue pretendem privatizaro espaço, com fins lucrativos, e de negócios para eles e para os empresários que os gerem, provavelmente como um bar-cafetaria.


A Assembleia do Centro Social e Cultural de Vyronas pediu solidariedade e apelou à intervenção na Conselho da Cidade, segunda-feira 31 de outubro, pelas 15h00.

Nesse dia, os moradores e coletividades protestaram em vão, contra essa decisão. Os moradores, então, decidiram libertar o espaço da polícia municipal e dos guardas de segurança. De acordo com o seu comunicado, “apesar do autoritarismo, conduta não democrática, hipócrita e caluniosa da Autoridade Municipal, o espaço Labidona não se tornará outra cafetaria privada. Ele continuará a servir os moradores de Vyronas pelos moradores de Vyronas, como um Centro Social e Cultural, como um espaço social de solidariedade, liberdade de reunião e criação”.

Próximas actividades na Labidona:

Terça-feira, 1 de Novembro, 7h da tarde:
Abertura do espaço e conversa informal

Quarta-feira, 2 de Novembro, à meia-noite:
Conferência de imprensa sobre a operação repressiva / 7h da tarde:
Conversa informal

Quinta-feira, 3 de Novembro, 7h da tarde:
Discussão sobre o Centro de Saúde

Sexta-feira 4 de Novembro, 7h da tarde:
Assembléia Popular de Vyronas

Sábado, 5 de Novembro, 10h da manhã:
Dia da criatividade para crianças e limpeza da área circundante

Domingo, 6 de Novembro, 11h da manhã: Café popular / 6h da tarde: Assembleia do Centro Social-Cultural (koinonikokentrovirona@gmail.com)

Fonte

Em Inglês
Em Espanhol
Em Italiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...