quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comitê Popular da Copa 2014 Pernambuco.Breve relato de uma reunião ;)


A reunião ocorreu numa pequena sala na FASE e contou com a presença de uma representante do CENDHEC, 2 representantes do GAJOP, um tímdo representante do NAJUP, Gabi (que acho que não faz mais parte do NAJUP), um bem humorado representante da FASE, as infames piadas de Teteu, a sagacidade de nosso querido Cuzanfa, e a graça deste que vos escreve.

Quando chegamos a reunião já tinha começado, mas ainda estava nos informes. Nos apresentamos e todos que lá estavam antes de nós se apresentaram de novo pela nossa chegada. Atualmente o Comitê está tentando finalizar um dossiê sobre os impactos da copa na RMR (São Lourenço, Camaraginbe, Recife, Olinda e talvez outro(s) municípios que tenha me passado batido). Estabeleceram o dia 20 como data limite pra acabar essa versão parcial do dossiê e dia 27 no CENDHEC (rua galvão raposo, 295, madalena, próximo ao mercado da madalena) às 14h. A idéia é publicizar ao máximo este dossiê e apresentá-lo com suas denúncias ao MPF e outras instituições que possam interferir em favor daqueles que estão tendo seus direitos violados por conta da preparação pro Mundial FIFA de 2014.Eles nos falaram um pouco sobre a falta de transparência desse processo. Pessoas que não sabem se vão ser despejadas ou não, desalojamentos em massa que não aparecem na mídia etc. Falaram também sobre um assentamento do MST (Chico Mendes), que agora não lembro se fica em São Lourçeno ou Camaragine, mas que apesar de estar relativamente distante das obras pode sofrer com elas. Discutimos possibilidade de promover juntos debates acerca dos impactos da copa na RMR na UFPE e apresentar o dossiê.

Provavelmente deveremos tentar reservar o auditório do térreo do CFCH no final do mês pra esse propósito. Cuzanfa e Teteu ficaram de ver o melhor dia e horário pro pessoal dos cursos do CFCH e CE e por reservar o auditório.Pensamos (nós do DACS que fomos) que seria interessante que o DACS se apropriasse desse espaço e tivesse sempre um ou mais delegados em cada reunião do Comitê que fosse responsável por representar o DACS e fazer o repasse, como estou fazendo agora. O pessoal foi bem receptivo e ficou animado com a nossa participação. Fica a sugestão.Tem também 2 eventos (debates, palestras) que vão rolar em breve relativo à Copa de 2014, mas vou catar essa informação e quando tiver resposta repasso.

os 2 eventos:

3) Data, local e horário do fala de um carinha que era da UNE que era do governo e vai discutir a Copa e meio ambiente e q um mebro do comite vai mediar: 10/11, 17h30, FAFIRE

4) Data, local e horário do evento do Forum Pernambucano de Reforma Urbana: 01 e 02/12, local e programação a confirmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...