quinta-feira, 24 de março de 2011

MANIFESTAÇÃO CONTRA A RETIRADA DAS BARRACAS DO ENTORNO DA UFPE

Ontem, quarta-feira (23), foi realizado um ato promovido pela União dos Barraqueiros da UFPE.  Xs* manifestantes exigem que seja tomada alguma providência no sentido de padronizar xs comerciantes do em torno da UFPE.
Além da marcha ao redor da universidade nenhuma das barracas em frente ao CFCH foi aberta, a paralisação do atendimento serve para demonstrar que não é apenas de interesse dxs barraqueirxs a garantia de que os mesmos não perderão seus trabalhos,  mas também seria de interesse de todxs que consomem no local,  uma vez que os serviços de alimentação na referida área (leia-se Chef Platão) têm preços exorbitantes para a realidade da grande maioria dxs estudantes.
Outro dos motivos para a movimentação foi a retirada arbitrária das barracas localizadas no Hospital das Clínicas (HC) na última quinta-feira (17). A qual terminou com o saldo de várixs feridxs, por conta de um conflito covardemente desencadeado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a qual fez uso de balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar xs que lutavam para não verem seus locais de trabalhos varridos pela força arbitrária do Estado.
Ao longo desta semana a União dos Barraqueiros da UFPE seguiu com sua movimentação com o intuito de agregar mais gente à luta, e conjuntamente a
divulgação do movimento, pediam para que fosse assinado um abaixo-assinado em apoio às/aos mesmxs. Abaixo-assinado este que contou com aderência massiva entre xs consumidorxs e entre estudantes do CFCH. O documento está disponível para ser assinado, com xs barraqueirxs localizadxs em frente ao CFCH.
A manifestação de hoje teve tom pacífico, saiu do CFCH em torno das 13h. O percurso da marcha foi o entorno da UFPE,  realizando uma paralisação de aproximadamente 20 minutos na BR 101, sentido sul. Outro ponto importante da manifestação foi entre o IFET (antigo CEFET) e a UFPE, onde não houve aderência por parte dxs barraqueirxs locais quanto ao pedido do movimento de paralisação total no atendimento em volta da Universidade. Ali xs manifestantes dirigiram a voz diretamente às barracas abertas,  as quais estariam enfraquecendo a luta contra a retirada das barracas; o pedido de unidade foi reforçado. O ato dispersou no lado de fora do CFCH, no mesmo
local da partida às 16 horas.
Reforçamos aqui o chamado dxs barraqueirxs para todxs que possam reforçar o movimento, mandar o seu apoio a um movimento que luta contra as arbitrariedades do poder público. Protestar não é crime! Crime é retirar uma população trabalhadora, autônoma, de seus postos de trabalho sem dar a menor satisfação e com o uso de força repressiva.

Recife Resiste!

Usamos o “x” em lugar das letras “o”/ “e”, e “a” indicando que tal palavra pode ser escrita tanto no masculino quanto no feminino, uma vez que tal palavra não representa um universo apenas de homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...