quinta-feira, 31 de março de 2011

[Londres] Meio milhão toma ruas contra austeridade neoliberal

No passado dia 26 de Março, cerca de 500 mil pessoas tomaram as ruas de Londres em protesto contra os cortes públicos de 80 mil milhões de libras e contra o elevado desemprego. Tratou-se da maior manifestação realizada na capital do Reino Unido desde 2003, quando os protestos contra a intervenção militar no Iraque reuniram 1 milhão.
A vinda de manifestantes de todo o país fez com as forças da ordem se sentissem na necessidade de encher as ruas de Londres com cerca de .4 mil e 500 polícias. A grande parte dos manifestantes participou na manifestação convocada pelo sindicato TUC, a qual decorreu entre o Embakment e o Hyde Park. Outros grupos optaram pelas ruas do centro de Londres, tendo alguns deles invadido e atacado agências de bancos e lojas de luxo, entre outros símbolos de riqueza e privilégio e lançado bombas de tintas e outros objectos contra os agentes de segurança. Verificaram-se igualmente "sit-ins" (dezenas de pessoas sentadas, de forma a bloquear a via de acesso) à entrada de sedes de multinacionais e empresas suspeitas de evasão fiscal.
214 pessoas foram detidas e 66 ficaram feridas durante os protestos. Entre os 66 feridos, 31 eram agentes da polícia, dos quais 11 tiveram de ser hospitalizados por ferimentos leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...