segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Onde está a “Gestão Democrática do Transporte Metropolitano”?

Com o surgimento da Grande Recife Consórcio de Transporte, que substitui a antiga EMTU, veio a propaganda de um novo modelo de gestão conduzida por um espírito democrático, na qual se elegeriam delegados com o voto direto e estes decidiriam as diretrizes da Grande Recife. Em sua primeira conferência, através de Grupos de Trabalhos, foram decididos, de forma “democrática” diversos pontos como a acessibilidade às necessidades especiais nos ônibus, porém destaco: 1- Criação e implementação de Tarifa Única (hoje temos vários anéis, e dentro destes Anéis temos – ao contrário do levantado pelo Ministério Público – a passagem mais cara do Brasil, Anel B R$ 3,10); 2- Diminuir os preços das tarifas; 3 – diminuir a taxa de lucro dos empresários e divulgar os lucros atuais; 4 – efetuar licitação das linhas (hoje os empresários do setor detêm o monopólio); 5 – efetuar auditoria nas empresas.

Como se pode ver, o Governo do Estado enaltece a democracia, porém não só não segue as decisões tiradas segundo o que eles chamam de democracia, como as contraria, como podemos constatar neste último aumento das passagens. Não satisfeitos, ainda tentam denegrir a imagem daqueles que anseiam pela democracia de fato. Acusam jovens com espírito bravo de serem vândalos por lutarem por um mínimo de respeito à população. Em uma nota paga veiculada nos principais jornais da RMR, utilizam-se de subterfúgios como a mentira, tentando implantar o medo na população. Dizem, de forma clara, que em atos e manifestações pró-democracia, “arremessaram bolas de gude contra as paredes, as quais ricochetearam e acabaram por atingir e ferir várias pessoas que aguardavam para carregar o cartão VEM. Desafio a Grande Recife divulgar as imagens de tal ato. Na verdade, nelas constará o uso excessivo da força por parte da direção da Grande Recife, cujos seguranças rasgaram bolsas dos manifestantes e tentaram roubar um megafone e câmeras que registraram toda a arbitrariedade. Quem precisa se utilizar da mentira para defender suas posições, está querendo esconder algo.

Não houve bolas de gude, muito menos feridos. Nada foi arremessado às paredes. Os estudantes que fizeram o ato não tinham motivos para agredir a população, isto é lógico. Mas a Grande Recife faz a população de palhaça, subestimando até sua capacidade de supor que a manifestação estava a favor dos que carregavam o VEM. A Grande Recife, acobertada pelo governo do estado, no auge de sua hipocrisia utiliza-se da blasfêmia para criar um terror no que diz respeito aos movimentos sociais, estes que sofrem cotidianamente a repressão promovida por uma aliança altamente perigosa entre governo e empresários. Enquanto a população ludibriada sofre com um serviço ruim e os cobradores e motoristas trabalham por um salário péssimo, os empresários e “autoridades” governamentais nadam em suas piscinas de lucro.

Sem exageros, posso afirmar que estamos diante de uma Gestão demagoga do Transporte Metropolitano, que, além de não cumprir com suas promessas, ainda tenta manipular a população publicando mentiras absurdas em jornais de grande circulação.

Luis Zanforlin é graduando em Ciências Sociais pela UFPE e Delegado Eleito da I Conferência Metropolitana de Transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...