segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

[Recife] Ato contra aumento das tarifas movimenta centro


Mesmo sem radicalização, o ato contra o aumento das passagens gerou movimentação no centro do Recife. O ato, com caráter de passeata, foi da Avenida Conde da Boa Vista até a Agamenon Magalhães, e depois pela Conde da Boa Vista novamente. Durante o percurso, cerca de 100 pessoas fecharam alguns cruzamentos das avenidas centrais.

O protesto foi pacífico e a força policial apenas acompanhava as entidades e independentes do Comitê Contra o Aumento das Passagens, sem dar indícios de repressão. Parecia ser uma manifestação sem maiores enfrentamentos.

No entanto, alguns momentos preocupantes foram protagonizados por manifestantes e populaçao motorizada. Um motoqueiro, na ansia de furar o bloqueio das pessoas, caiu. Mais grave: um motorista impaciente acelerou o carro enquanto ainda havia pessoas na sua frente. Um dos companheiros sofreu um quase atropelamento, pois, no momento em que o carro acelerou, ele pulou em cima do veículo e literalmente “surfou” por cerca de 100 metros sem que o motorista parasse o carro.
Não se espera solidariedade daqueles que nao precisam do transporte coletivo: motoristas de carro e moto são a reproduçao de uma cidade feita para veículos e não para pessoas. No entanto, ainda estamos buscando estratégias de mobilizar mais pedestres, pois houve pouca adesão nos últimos protestos.

Convidamos todxs para as próximas atividades de mobilização do comitê:

Terça-feira (01.02): twittaço; panfletagem às 20h na Terça Negra
 
Quarta-feira (02.02): Dia de Mobilização nas escolas públicas do complexo do Parque 13 de maio, início da manhã e início da tarde
 
Sexta-feira (04.02): Ato com concentração do xadrez do Parque 13 de maio

Fonte: Comitê contra o aumento das passagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...