terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mística.


 Mística
         

         A mística é a alma de um povo. A mística do MST é a alma do sujeito coletivo Sem Terra que se revela como uma paixão contagiante, que nos ajuda a ‘sacudir a poeira e dar a volta por cima’, que nos coloca no caminho de aprender e estabelecer objetivos a serem alcançados, aprender a formular métodos para transformar a realidade e a empenhar-se na tarefa de realizar os rumos traçados. A mística é a alma da identidade Sem Terra.
A mística é mais do que um tempo, é uma energia que perpassa o cotidiano. Por isso precisamos dela presente no início de grandes atividades e resgatada em vários momentos do dia. Ela é a forma de já ir concretizando, no aqui e agora, a nossa utopia.
            A mística se expressa através da poesia, do teatro, da expressão corporal, de palavras de ordem, da música, do canto, dos símbolos do MST, das ferramentas de trabalho, do resgate da memória das lutas e de grandes lutadores e lutadoras da humanidade... vira celebração e visa envolver todos os presentes em um mesmo movimento, a vivenciar um mesmos sentimento, a se sentir membros de uma identidade coletiva de lutadores e lutadoras do povo que vai além deles mesmos e vai além do MST.
            Ela irriga, pela paixão, a razão, nos ajudando a ser mais humanos, dispostos a desafiar coletivamente os nossos limites; nos impulsiona a ir além do esperado, alimenta os valores e nos faz sentir que somos parte de uma grande família: somos Sem Terra.
            Ela pode se manifestar em diferentes momentos do cotidiano, mas de forma mais forte em momentos especiais e datas significativas dos Sem Terra e dos trabalhadores e das trabalhadoras deste país e do mundo todo.



* Fragmentos do Texto “Método Pedagógico” do Coletivo Político Pedagógico (CPP) do Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC)
** Fragmentos do texto “Métodos de Conhecimento e Transformação da Realidade” do Professor Maurílio Nogueira da Silva da UFJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...