quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Valem bem mais que o resto...

José , 45 anos , desempregado , morador de rua, pai de quatro filhos, todos menores de 18 anos, tenta tirar o sustento de sua família , catando lixo e pedindo esmolas nas ruas do Recife .  Dessa mesma maneira, outros tantos compartilham essa história de vida. Sexta passada, 05 de novembro à noite, estava andando pelo centro antigo da cidade do recife e pude observar esta realidade gritante que se faz presente em nosso dia-a-dia. Havia mendigos, pessoas pedindo esmola, pessoas dormindo nas portarias dos prédios. Nesta manhã, na rua da esperança em Candeias bairro de Jaboatão dos Guararapes, aquela mesma cena se repetia, porém como novas faces, e assim crianças e mulheres remexiam o lixo do prédio onde moro.

É assim que se mostra a face da miséria que nos é revelada diariamente no corre-corre diário das grandes cidades e vem de encontro aos números oficiais do governo federal. Mas, muitos acadêmicos, esquerdistas partidarios e até militantes de movimentos sociais populares vem ratificando o mito do desenvolvimento brasileiro. Este pequeno relato não é exclusividade do meu bairro, cidade, estado e pais e sim um fenômeno global. Pois, Noam Chomsky um dos mais respeitados intelectuais do mundo, expôs esses mesmos fatos lamentáveis no ceio do berço do império neoliberal os Estados Unidos da America no livro “A minoria próspera e a multidão inquieta” da editora UNB.

Esse grito sufocante da desigualdade social é encoberto por um intenso processo de aculturação ideológica liderado pelas grandes transnacionais. Sendo assim, O REVOCULTURA se torna um espaço estratégico para se repensar o modelo de sociedade que comungamos diariamente. Dialogando sobre as interligações das produções artísticas, culturais e acadêmicas contribuindo com as lutas sociais anticapitalistas.

Partindo de uma perspectiva autonomista e autogestionaria socialista pretende-se difundir distintas práxis cientificas, artísticas e políticas anticapitalista. E identificar variadas propostas de práticas no que se refere a arte e cultura livre na UFRPE e região metropolitana do Recife.

Luis Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...