sábado, 6 de novembro de 2010

É o grito, é o passo, é o gesto!

A inquietação e necessidade dos acadêmicos da UFRPE de se manifestarem artisticamente e, principalmente, academicamente num espaço comum de convivio diário, como é o caso do  Bosquinho do Departamento de Educação da rural, revelou uma atmosfera de resistência cultural e inflou o sentimento de preservação do ambiente de vivência.

O Revocultura é uma demonstração da produção de conhecimento desses alunos, que frequentam o bosque. Alunos muitas (e muitas) vezes marginalizados pela escola do saber (a academia) e sua comunidade academica por seus hábitos. O festival contará com oficinas temáticas de expressão artística e acadêmica durante todo o dia 19 de novembro.

A idéia principal para a compreensão do festival está nas palavras da carta de apresentação do Revocultura:

"Com o advento da cultura de massa no começo do século XX os valores culturais foram sendo dissolvidos por um processo de aculturação ideológica. Os grandes veículos de comunicação social de massa, por estarem ligados ao grande capital acumulado mundial, estimulam e difundem a cultura de massa em escala industrial e internacional. Dentro desta problemática, a cultura de forma geral com a sua imensa construção social, foi sendo descaracterizada e substituída por este tipo de cultura conectada a ideologia dominante. Sendo assim, O festival de arte e cultura livre é fundamentado na perspectiva de fomento constate a arte e cultura na UFRPE e região metropolitana do Recife. Pois, é visível a inquietação artística dos acadêmicos para as manifestações artísticas, deflagrando assim, outros sentidos de novos saberes coletivos dentro da universidade, de forma autônoma e autogestiva."

AS INSCRISSÕES SERÃO GRÁTIS. Basta mandar suas informações (nome, instituição de ensino, e-mail, endereço, telefones, opções de oficina - ainda iremos divulgar as opções!) para o endereço de email revocultura@gmail.com 

aguardem mais informações e interajam conosco! :D

Um comentário:

  1. Este será um espaço de debate e reflexão! Busca se diferenciar das calouradas promovidas por outras entidades estudantis. Tal evento se propõe a ressaltar uma pedagogia autônoma e libertária, diferente das interpretações que vêem sendo utilizadas na nossa academia ("educação bancária"). Participem!

    Ivan Rodrigo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...