Foto: Divulgação |
Dia 12 de julho, a Aliança Francesa do Recife apresenta em sua unidade do Derby, o Cineclube Bamako, com a exibição de filmes do cinema africano, seguido de debate sobre a cultura negra. Neste dia, a partir das 19h, serão projetados os curtas “E Não Havia Mais Neve” e “Expectations”. A entrada é gratuita.
Com direção de Ababacar Samb-Makharam, “E Não Havia Mais Neve” (Et La Neige n’Était Plus – Senegal/França, 1965) conta a história de um jovem bolsista senegalês que regressa ao seu país depois de temporada na França, trazendo na bagagem uma série de questionamentos. O filme, com 22 minutos de duração, faz parte da coleção Clássicos Africanos Restaurados e expõe com franqueza, coragem e humor, os problemas que se colocam na juventude africana.
No drama “Expectations” (Expectations – Chade, 2008), dirigido por Mahamat-Saleh Haroun, o personagem Moussa reaparece em seu vilarejo depois de desistir de uma longa jornada pelo deserto. Ele claramente nunca cumpriu seu destino. Completamente transformado por essa provação, ele agora é apático, fechado em seu silêncio e indiferente a tudo ao seu redor. Porém, os credores que lhe emprestaram dinheiro para viajar estão cada vez mais impacientes. O filme tem 30 minutos de duração.
O Cineclube Bamako, projeto idealizado por Gabriel Muniz, estudante de cinema e audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), terá programação mensal na Aliança Francesa do Recife, a partir de julho, e será ponto de encontro e de partida para a reflexão e valorização das culturas afro-descendentes. Logo após a exibição dos filmes, o artista visual Bruno Monteiro, estudioso de culturas africanas, abre o debate.
Serviço:
Cineclube Bamako
Local: Auditório André Malraux, na Aliança do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466)
Data: 12/07/2012 (quinta-feira)
Horário: 19h
Informações: (81) 3202-6262
Entrada gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário