sábado, 30 de abril de 2011

Pequeno relato sentimental e amoroso sobre o REVOCULTURA NO II ERECS NORDESTE.



O verde, o marron, o amarelo e outras multicores vividas teciam a resistência no assentamento da Normandia naquela manhã. A coletividade pedia espaço em uma clara demonstração de que a harmonia entre seres é possível. Contrapomos o cinza, o preto e o encardido das metrópoles nordestinas. Para além do individualismo, comungamos organicamente de novas relações sociais pautadas no coletivo.

Depois dos quinhentos anos da terrível noite da dominação, acordamos. Respirar e sentir o ar dentro dos pulmões em liberdade é provar do doce do mel da esperança.

E aquela manhã na Normandia acordou a luta dos nossos ancestrais que repousava no nosso peito. Naquele solo sagrado de muitas lutas promovido pelos camponeses do MST, brotava a nítida demonstração de que outro modelo social é possível.


SEM PERDER A TERNURA JAMAIS

BOLÍVIA DÁ EXEMPLO AO MUNDO!

A Bolívia está em vias da aprovar a primeira legislação mundial dando à natureza direitos iguais aos dos humanos. A Lei da Mãe Terra, que conta com apoio de políticos e grupos sociais, é uma enorme redefinição de direitos. Ela qualifica os ricos depósitos minerais do país como "bençãos", e se espera que promova uma mudança importante na conservação e em medidas sociais para a redução da poluição e controle da indústria, em um país que tem sido há anos destruído por conta de seus recursos, informa o Celsias.

Na Conferência do Clima de Cancun, a Bolívia destoou da maioria quando declarou que todo o processo era uma farsa, e que países em desenvolvimento não apenas estavam carregando a cruz da mudança do clima como, com novas medidas, teriam de cortar também mais suas emissões. 

A Lei da Mãe Terra vai estabelcer 11 direitos para a natureza, incluindo o direito à vida, o direito da continuação de ciclos e processos vitais livres de alteração humana, o direito a água e ar limpos, o direito ao equilíbrio, e o direito de não ter estruturas celulares modificadas ou alteradas geneticamente. Ela também vai assegurar o direito de o país "não ser afetado por megaestruturas e projetos de desenvolvimento que afetem o equilíbrio de ecossistemas e as comunidades locais". 

Segundo o vice-presidente Alvaro García Linera. "ela estabelece uma nova relação entre homem e natureza. A harmonia que tem de ser preservada como garantia de sua regeneração. A terra é a mãe de todos".  O presidente Evo Morales é o primeiro indígena americano a ocupar tal cargo, e tem sido um crítico veemente de países industrializados que não estão dispostos a manter o aquecimento da temperatura em um grau. É compreensível, já que o grau de aquecimento, que poderia chegar de 3.5 a  4 graus centígrados, dadas tendências atuais, significaria a desertifição de grande parte da Bolívia. 

Esta mudança significa a ressurgência da visão de um mundo indígena andino, que coloca a deusa da Terra e do ambiente, Pachamama, no centro de toda a vida. Esta visão considera iguais os direitos humanos e de todas as outras entidades. A Bolivia sofre há tempos sérios problema ambientais com a mineração de alumínio, prata, ouro e outras matérias primas. 

O ministro do exterior David Choquehuanca disse que o respeito tradicional dos índios por Pachamama é vital para impedir a mudança do clima. "Nossos antepassados nos ensinaram que pertencemos a uma grande família de plantas e animais. Nós, povos indígenas, podemos com nossos valores contribuir com a solução das crises energética, climática e alimentar".  Segundo a filosofia indígena, Pachamama é "sagrada, fértil e a fonte da vida que alimenta e cuida de todos os seres viventes em seu ventre."


sexta-feira, 29 de abril de 2011

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Série Rabiscando - # 2

O Revocultura está lançando uma nova série de videos com a técnica de Stop-Motion. A técnica aplicada se resume a uma série de fotografias tiradas em sequência de um determinado desenho. Este trabalho ainda está na fase experimental, portanto sinta-se livre para criticar e sugerir. 


Neste video, diferente do 1º, temos um desenho coletivo, porém feito ao mesmo tempo, com duas técnicas diferentes. Por um lado cores mais vivas e diversas partículas, caracteristicas do desenho fractal proposto por Danilo. Em contra ponto, temos cores mais escuras e desenhos com linhas mais complexas trabalhando o sobreamento desenvolvido por Lucas. Apesar de não valorizarmos uma única interpretação a ideia proposta é, justamente, a síntese do revocultura, onde seria o ponto de encontro entre o caos e a arte livre. Tudo isso representado neste video, que trabalha com efeitos de cores em cima das cores já pré-existentes.




Rolou uma de George Lucas, saiu o 2º video antes do primeiro, mas logo menos eu coloco hehhe

Abraço 

Diego

Fotos do Curta Debate

Em virtude da nossa viajem ao II ERECS só estamos atualizando o site agora.
Mas seguem ai as fotos do debate. Abraço







Batucada na frente do CAC-UFPE SEXTA (29/3) contra o fascismo de segurança privada...Vamos levar pandeiro, violão, som e lata!





Estávamos nós no Bar da Margarida esperando a chegada de alguns materiais para o encontro de Ciências Sociais que começaria no outro dia em Caruaru. Assim que chegaram os matérias fomos para o CFCH ajudar a descarregá-lo para o D.A.
Assim que começamos a entrar com os materiais no prédio fomos inquiridos por um segurança, da empresa terceirizada TKS, sobre os materiais – como de praxe a interrogação se deu de forma desrespeitosa, como se tivéssemos a obrigação de respondê-lo. Foi dito ao mesmo que não devíamos explicações a tal funcionário de uma empresa que nem sequer deveria estar ali dentro, em seguida informamos ao segurança patrimonial (funcionário público) que caso houvesse necessidade de averiguação do material, que estes subissem para realizar a conferencia.


sábado, 16 de abril de 2011

O REVOCULTURA estará presente no II ERECS – Nordeste!

Com o objetivo de socializar vivencias artísticas e culturais que dialogam com as lutas sociais da cidade do Recife. Trocaremos saberes através do teatro experimental, contação de historias e expressões de artes plásticas.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pré-encontro estudantil de Ciências Sociais na UFRPE.


"Nós, estudantes de Ciências Sociais da UFRPE, convidamos todos para participar do II Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais do Nordeste –. ERECS. Ele ocorrerá no período de 20 a 25 de abril de 2011 e será realizado no Centro de Formação Paulo Freire, localizado no assentamento da Normandia, na cidade de Caruaru. O encontro que acontece anualmente terá por tema “Germinar com Arte e Subverter com Ciência: combatendo a produção mercadológica do conhecimento e dialogando com as lutas sociais” e está concentrado na mudança da atual concepção de encontros estudantis, voltado para a formação dos estudantes e o fortalecimento do movimento estudantil.

Blog para contato, informações sobre inscrições e programação: www.erecsne2011.blogspot.com

Dentro desta perspectiva, iremos realizar pré-encontros para dialogar com a comunidade acadêmica sobre o encontro.nas seguintes datas: 12 de Abril - Socialização da Metodologia do Instituto Josué de Castro. Local: D.A Ciências Sociais às 17:00 h; 15 de Abril - Cine Debate Especial Erecs. Local: DLCH, Bloco C, Sala 4 às 16:00 h; 18 de Abril - Revocultura Especial Erecs "Tsunami, alagamento e desmoramento de barragem: o que isso tem haver com arte?". Local: Sala de Seminários do CEGOE às 18:30 h.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Revocultura e Pré-ERECS promovem:

I mostra CINE FEMINISTA


De 11 a 15 de Abril de 2011, acontecerá a I Mostra CINE FEMINISTA



A Mostra Cine Feminista surge impulsionada pelas Mulheres que organizaram o Festival de Contra-Cultura Feminista, Vulva la Vida, em janeiro de 2011, Salvador-BA.
Originariamente a proposta consistia em apresentar uma mostra de filmes feministas na semana do dia mundial da mulher. Com o intuito de fomentar a discussão em volta do que é feminismo e da importância de se renegar os símbolos clichês que rodeiam o “universo feminino”.
A lógica que rege a realização da Mostra Cine Feminista é a do Faça Você Mesma/o, amparando-se na ajuda mútua entre vários grupos, com vistas a estimular a) mudança da visão pessimista de acreditar que não temos meios para construir nossa própria história e dar margem para a retomada de nossa força; b) na construção de eventos com o intuito de transgredir o papel que nos foi colocado de espectadoras/es da construção do meio, para agentes criadores de ações como esta.
Da mesma forma, mas já melhor consolidada pelas duas primeiras experiências (Salvador e Natal), a proposta chega à Recife e nós do Difusão Libertária, em parceria com o Coletivo Wen-Do Recife, nos propomos a reforçar essa articulação.
Veja a nossa programação.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lançamento da Campanha Nacional contra o uso de Agrotóxicos e pela vida.

Companheiros e companheiras,

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST tem o prazer de convidá-lo/a para o Lançamento da Campanha Nacional contra o uso de Agrotóxicos e pela vida.

Debatedores convidados:
João Pedro Stédile - Coordenação Nacional do MST
Prof. Itamar Lages - Universidade de Pernambuco (UPE)

Dia 07 de abril de 2011 - Dia Mundial da Saúde
às 16horas
SINDSEP - Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco
Rua Fernandes Vieira, n. 64 - Boa Vista, Recife

Após o debate vamos confraternizar com um jantar com produtos da Reforma Agrária, orgânicos e sem agrotóxicos.

Contamos com todos e todas na luta por soberania alimentar e pela produção de alimentos saudáveis para toda a população!


Abraços!
Direção Estadual MST-PE

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A ocupação dos latifúndios da educação pelos Sem Terra




Por Otávio Nagoya
Da Caros Amigos*

A mentalidade conservadora sempre ditou que a educação era necessária somente nas cidades. Afinal, por que um trabalhador rural precisaria ler e escrever? Porém, a articulação dos movimentos sociais no campo vem alterando, na prática, essa situação.

A partir da vivência nos acampamentos rurais ficou evidente que a luta pela reforma agrária está diretamente relacionada com o acesso à educação. Um marco fundamental para o movimento de educação no campo foi o primeiro Encontro Nacional dos Educadores da Reforma Agrária (ENERA), realizado em julho de 1997, na Universidade de Brasília (UnB).

Na ocasião, organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento das Mulheres Camponesa (MMC), entre outras, lançaram um Manifesto das Educadoras e Educadores da Reforma Agrária ao Povo Brasileiro.

O manifesto defende uma “identidade própria” nas escolas rurais, além de “um projeto político-pedagógico que fortaleça novas turmas de desenvolvimento no campo, baseadas na justiça social, na cooperação agrícola, no respeito ao meio ambiente
e na valorização da cultura camponesa”. A partir da luta unificada dos movimentos rurais, houve alguns avanços na educação, porém os números ainda são alarmantes.

As pesquisas realizadas nas últimas décadas mostram a redução progressiva da população rural. Os dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que somente 15% da população
total do Brasil vivem em áreas rurais. Segundo o IBGE, em 2000, a população rural era cerca de 19%, sendo que os dados do Censo 1980 mostravam 32% da população em situação rural.

Por isso, Cristina Vargas, do setor de educação do MST, relembra que, desde a década de 80, quando surge o MST, sempre houve muita demanda para a educação nas áreas rurais. “A educação que nós queremos para o campo não é somente uma educação básica, queremos toda a educação, desde a educação infantil até a universidade, com todas as possibilidades que isso possa vir a trazer”. 

sábado, 2 de abril de 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Subcomandante Marcos

Parque de Estudo e Reflexão Igarassu




Venho por meio deste convocar os permacultores e aspirantes a participarem do projeto de construção do Parque de Estudo e Reflexão Igarassu. http://parqueigarassu.org/?p=277
Localizado na zona periurbana de Igarassu - PE,  o Parque será o segundo construido no Brasil, sendo que o primeiro no Brasil foi em São Paulo http://www.parquecaucaia.net/index.asp 
Existem mais de 20 Parques como o que iremos construir espalhados pelo mundo afora, em vários continentes. Construídos pelo Movimento Humanista e seus voluntários, com ajuda de seus simpatizantes e militantes.
Estes Parques tem o formato padrão, sendo que este será o primeiro a ser construido segundo as orientações e tecnologias da Permacultura. 
Virá um arquiteto argentino responsável pela construções das cúpulas em todas as partes do mundo.
Começaremos dia 01 abril a construção de um alojamento, que a princípio será de hiperadobe. A inauguração de todo o Parque será em outubro.
Estou convocando a todos os interessados em participar deste processo, aprendendo, vivenciando, trocando experiências, permaculturando e ajudando nessa tentavia ousada que é construir este espaço no nordeste.
Tendo em vista da importância desta ousada tentativa, está aberto o Estágio Voluntário em Permacultura e Bioconstrução. Iremos certificar os estagiários segundo as horas cumpridas.
Há uma casa de apoio e escritório na chacará onde será o parque, e temos uma área de camping e há a possibilidade de hospedar os estagiários na casa. Sendo nescessário trazer colchão ou saco de dormir.
Saudações aos que tem coragem...
Aos interessados entrar em contato comigo pelo e-mail neimarmarcos@hotmail.com, ou fone 83 87090788 . 

Em virtude da prioridade deste projeto, estamos adiando o Curso de Energias Renováveis para o final de maio. Já confirmamos a participação de Rudiger, diretor alemão da empresa que construiu o Parque Heólico na divisa da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Assim que tivermos confiramada a nova data informamos a todos.


Parques de Estudo e Reflexão pelo Mundo
Nome do ParqueCidadeRegiãoSite
Ásia AshramMumbaiÁsiawww.Ásianashram.in
AttiglianoRomaEuropawww.parcoattigliano.eu
BanahawDolores-QezonÁsiawww.parkebanahawphilippines.org
CarcarañáRosarioAmérica do Sulwww.parquecarcarana.org
Casa GiorgiMilãoEuropawww.parchicasagiorgi.org
CaucaiaSão PauloAmérica do Sulwww.parquecaucaia.org
ChacoResistenciaAmérica do Sulwww.parquechaco.org
Hudson ValleyNova IorqueAmérica do Nortewww.hudsonvalleypark.org
La Belle IdeéParisEuropawww.parclabelleidee.fr
La RejaBuenos AiresAmérica do Sulwww.parquelareja.org
La UniónBogotáAmérica do Sulwww.parquelaunion.org
ManantialesSantiagoAmérica do Sulwww.parqueManantiales.org
MikebudaBudapestEuropawww.mikebudapark.org
MontecilloCochabambaAmérica do Sulwww.parquemontecillo.org
Patagonia NorteCentenario, NeuquénAmérica do Sulwww.parquepatagonianorte.org
PiribebuyPiribebuyAmérica do Sulwww.parquepiribebuy.org
Punta de VacasMendozaAmérica do Sulwww.parquepuntadevacas.org
Red BluffRed BluffAmérica do Nortewww.redbluffpark.org
ToledoToledoEuropawww.parquetoledo.org
SchlamauBerlimEuropawww.parkschlamau.org
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...